Santana do Ipanema - sexta, 24 de março de 2017
  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
Fábio Campos
Conheça o colunista Fale com o colunista
 

18/03/2017
REALMENTE, A CARNE É FRACA!
 
Em pleno período quaresmal, vivenciado, mais amplamente pelos cristãos católicos. A notícia nos cai como bomba. Se observarmos, porém, o que diz o papa Francisco, muitos de nós continuamos cometendo, os mesmos pecados da carne, literalmente. E fazemos jejuns, levados por tradicionalismos, regionalismos, culturismos e outros “ismos”.

“Para o papa Francisco é necessário olhar para a Quaresma como o tempo de abrir o coração “para quem errou” e afirmou: “Não é somente deixar de comer carne sexta-feira, e depois, deixar aumentar o egoísmo, a exploração do próximo, a ignorância dos pobres. Para o papa o jejum que Jesus quer, ao invés, é o que desfaz as cadeias injustas, liberta oprimidos, veste quem está nu, faz justiça. O verdadeiro jejum, não é uma lei externa, vem do coração. Esta atitude formal, diferente do real, é a que Jesus mais critica nos fariseus preocupados em cumprir somente observações exteriores, sem a verdade do coração. No final o papa pediu a graça de estarmos atentos e rezarmos por todos, para que a observância da quaresma possa corresponder a uma profunda renovação espiritual.” Fonte: educris.com/radiovaticano

Ao tentar acessar uma matéria sobre o tema à cima, encontrei muitos sites, aqui na web. Inclusive um sensacionalista que dizia no título chamativo: “Papa proíbe cristão de fazer Quaresma”. Mas ao final assumia: “Na verdade o papa não proibiu coisa nenhuma...” Outro que chamava “Quaresma” de “Quarentena”! E, finalmente retificava. Afinal qual a diferença, entre Quaresma e Quarentena?

“Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do Cristianismo: a Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas [após o carnaval] e vai até o domingo de Ramos, anterior ao domingo da Páscoa. Período em que os cristãos dedicam à reflexão, a conversão espiritual, recolhem-se em orações e penitências para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que Ele suportou na cruz. Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente: 40 dias do dilúvio, 40 dias de Moisés no Sinai, 40 dias de Jesus no deserto, 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto. Fonte significados.com.br/quaresma”

“Quarentena: Nome feminino 1 - período de isolamento imposto a pessoas portadoras ou supostas portadoras de doenças contagiosas; 8 - ‘antiquando’ período de quarenta dias durante o qual pessoas, animais, navios e outros veículos procedentes de países infectados de doenças epidêmicas tinham de ficar incomunicáveis em um lugar isolado. Fonte: infopédia.pt”

Na nossa infância e mesmo início de juventude, o período da quaresma era vivido com muita penitências pelos mais velhos, privar-se de comer carne as sextas-feiras, não eram poucos os que se dispunham a fazer uma peregrinação, ir a pé até uma cidade onde houvesse romaria: Flexeiras, Santa Quitéria, Juazeiro do Norte. Quando muito velha, ainda assim a pessoa se inventava na sexta-feira santa, de carregar uma pedra na cabeça, até um lugar alto, onde houvesse um cruzeiro. Naquele dia santo, não tomava banho, não penteava os cabelos, não varria a casa, não escutava música. Tinha alguns que se permitia escutar a narração da paixão de Cristo, pelo rádio! E só! De manhã, o que comia era um pedaço de pão seco com uma xícara de café, e puxava pra meio dia, quando aí sim, se alimentava com um almoço todo feito a base de coco e peixe.

Outro assunto quero abordar nesta crônica: O abuso de siglas nas matérias publicadas aqui, via web. Vejam esta daqui: “CURITIBA(Reuters) – A JBS e a BRF duas das maiores companhias globais da indústria de carne, articulavam fraudes em fiscalizações do Ministério da Agricultura com um esquema de pagamento de propina, de acordo com investigação da operação “Carne Fraca”, deflagrada nesta sexta-feira (17.03) pela Polícia Federal. Segundo o delegado Maurício M. Grillo [P.F.], parte da propina seria direcionadas a partidos políticos PP e PMDB. E que foram identificadas algumas ligações do atual ministro da Justiça Osmar Serraglio, na operação. Reportagem: Sergio Spagnuolo. by yahoo.com.br/noticias”

Está no Google: “Sigla é uma espécie de abreviatura formada de inicias ou primeiras sílabas das palavras de uma expressão que representa nome de instituição ou entidade comercial, industrial, administrativa ou esportiva.”

Ao meu ver, via de regra nas redações, as matérias e reportagens também deviam seguir: descriminar o nome da entidade ou instituição logo a frente da sigla.
Duas palavras caem na malha fina da nossa curiosidade, pra descobrirmos de onde, ou como surgiram: “Jejum” e “Propina”:

“Propina vem da união do verbo grego ‘pinó’ (beber) e o prefixo ‘pro’. Formaram o termo “propinó”, que expressava o gesto de oferecer um copo, ou uma garrafa de bebida a alguém que tivesse se saído bem numa prestação de serviço. Chegou a idade Média em Latim vulgar ‘propinare’; em português ‘propina’. Passando a significar “pequena gratificação” ou “gorjeta”. Gorjeta por sua vez refere-se a “molhar a gorja”, ou seja, a garganta. Fonte: entretenimento.r7.com”

“Jejum: Do Latim: ‘Jejunus. Seco; vazio;sem nada. Fonte; origemdapalavra.com.br”

Diante deste esclarecimento remetemo-nos a Biologia, e na parte de Anatomia Humana vamos encontrar ‘jejuno’ que é a porção do Intestino Delgado entre o duodeno e o íleo.

Pra encerrar. Deu no watsapp:

“Cultura sexual: Antigamente na Inglaterra, as pessoas que não fossem da família Real. Para transar, tinham que pedir autorização ao rei. Daí eram obrigados a colocar um cartaz na porta da casa com a seguinte descrição: ‘Fornication Under Consent of the King’. Não demoraria, e viraria a sigla: FUCK! Em Portugal, devido aos baixos índices de natalidade o rei passaria a obrigar alguns casais transarem, nesse caso a inscrição na porta era: “Fornicação Obrigatória por Despacho Administrativo”. No Brasil, os rapazes, estudantes que viviam em Repúblicas. Por serem solteiros, eram obrigados a colocar na porta que todos ali, eram praticantes do: “Processo Unilateral de Normalização Hormonal por Estimulação Tática Auto-induziva.”

Obs: nos dois últimos casos, nos reservamos ao direito de não acrescentar a Sigla!

Fabio Campos, 18 de Março de 2017.


Últimas publicações
- REALMENTE, A CARNE É FRACA!
- SERÁ O BENEDITO?
- A RUA E O CARNAVAL
Colunistas
Antonio Machado
VOZES QUE NÃO SE CALAM
Archimedes Marques
DELEGADO ARCHIMEDES CONTRA O MATA SETE
Augusto Ferreira
Solidariedade começa com pequenos gestos
Carlindo de Lira
INTERIORIZAÇÃO versus METROPOLIZAÇÃO
Carlito Lima
SOCORRINHO
Cicero de Souza Sobrinho (Prof. Juca)
Fabulosa
Clerisvaldo B. Chagas
Resposta Benigna a Machado
Djalma Carvalho
VIAGEM AO CEARÁ
Fábio Campos
REALMENTE, A CARNE É FRACA!
João do Mato
O QUE É UM PROBLEMÃO PODE TORNAR-SE UMA SOLUÇÃO
Joaquim José Oliveira Chagas
RETALHOS DE UM PAÍS
José Ailson Ferreira Leite
QUARESMA PARTE I - IMPOSIÇÃO DAS CINZAS E A ABSTINÊNCIA DE CARNE
José Antônio (Toninho)
Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares
José Avelar Alécio
ENSINO PÚBLICO DE ALAGOAS x ENEM
José de Melo Carvalho
AFONSO ALECIO GOMES, UM BANCÁRIO EXEMPLAR
José Malta Neto
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
José Vaneir Soares Vieira
VIII - A TERRA E O CÉU FUGIRAM DE DEUS - i
Luciene Amaral da Silva
A INVENÇÃO DOS CONFLITOS
Manoel Augusto
Jogos de azar !!!???
Maria Lúcia Nobre dos Santos
RIO BALDO
Marta Alves Lemos
Três amores
Paiva Netto
Efeito social da prece
Pe. José Neto de França
ATENÇÃO BRASIL: UM GRANDE GOLPE ESTÁ SENDO ARTICULADO
Pedro Cardoso Costa
ESTUDAR COM QUALQUER IDADE
Rogivaldo Chagas
A NATUREZA DAS ESCOLHAS
Sibele Arroxellas
E dois anos se passaram...

Últimas Atualizações
VIAGEM AO CEARÁ
ATENÇÃO BRASIL: UM GRANDE GOLPE ESTÁ SENDO ARTICULADO
VOZES QUE NÃO SE CALAM
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados