Santana do Ipanema - quarta, 22 de novembro de 2017

  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
Antonio Machado
Conheça o colunista Fale com o colunista
 

06/11/2017
OS CONTROVERTIDOS LIXÕES
 
Entre o querer e o fazer, existe um grande abismo que é o desejo, que está implicitamente alojado entre um, e outro, carecendo a conscientização de cada um. Ao longo dos anos os estudiosos vêm se preocupando muito com o quesito lixo. Sair do lixo para o luxo, tem sido um longo e tenebroso caminho a se percorrer, como a vinda da lagarta passando pela metamorfose até se transformar na bela e esvoaçante borboleta, tudo isto carece paciência, determinação e pertinácia. Afirma os oceanógrafos que, existe no mar um entulho de lixo descomunal, que vem se acumulando ao longo do tempo, talvez seja efeito da ação dos ventos, quando é de se estranhar tal fenômeno, face o mar não aceitar nada morto em suas águas. Ora, tudo isto faz parte da ação da natureza preocupando os estudiosos, que muitas vezes não encontra respostas nem soluções para determinados fenômenos que via de regra ocorre na natureza.
O lixo no mundo vem preocupando sensivelmente as autoridades, haja vista ser o homem seu maior produtor, e o efeito da ação do lixo afeta a sociedade, o meio ambiente e até a camada de ozônio que filtra os raios solares que incidem sobre a terra. Diante de tanta gravidade, criou-se a política do lixo em cima dos grandes lixões amontoados das periferias das cidades, prejudicando o povo com infestação de mosquitos, escorpiões e outros males advindos desses descalabros levando os governadores de cada estado juntos ao Ministério Público, criarem leis, levando os gestores de todos os municípios criarem meios de acabarem com os convertidos lixões.
E em face essas determinações, os gestores municipais se movimentaram criando mecanismos, e até se consorciando objetivando resolver o grande problema nos seus municípios. O Ministério Público determinou que cada gestor cumprisse a Lei, isto é, encerrando o caso lixão, e que cada um assinasse o termo de ajustamento de conduta, apresentando planos para equacionar o caso em foco. A tripartite foi acionada unindo Governo Federal, Estadual e Municipal, sente-se nas entrelinhas no caso que já é grave o desejo dos gestores municipais de cumprirem o que determina a Lei, porém surgi um impasse, a recessão que ora vivencia o país, fazendo esbarrar o ideal dos prefeitos, que estão sentindo dificuldades em honrarem seus compromissos. Sabe-se que existem municípios que mal estão cumprindo suas obrigações mais prementes, porém sem realizar obras públicas. Onde conseguir verbas para resolver o problema dos grandes lixões? Parece que os propalados aterros sanitários não deram muito certo, quando muitos prefeitos fizeram em seu município, porém o lixo aumenta a cada dia, porque ele provém da atividade do homem. Existe um aterro sanitário no município de Olivença, e não em Olho d’Água das Flores como muitos erroneamente dizem, que congrega alguns lixos das regiões dos municípios circunvizinhos, o caso focado atenua o problema, mas não resolve, levando os prefeitos das regiões a se unirem na busca de uma solução, enquanto isto o povo espera a ação desses gestores na equacionalização do problema, Colly Flores, o poeta analfabeto, escreveu: “o lixo da casa do pobre, quando reciclado, torna-se luxo na casa do rico”.


Últimas publicações
- DO LIXO AO LUXO
- OS CONTROVERTIDOS LIXÕES
- JORNAL COMEMOROU O ANIVERSÁRIO COM FESTA
Colunistas
Antonio Machado
DO LIXO AO LUXO
Archimedes Marques
DELEGADO ARCHIMEDES CONTRA O MATA SETE
Augusto Ferreira
Solidariedade começa com pequenos gestos
Carlindo de Lira
INTERIORIZAÇÃO versus METROPOLIZAÇÃO
Carlito Lima
SOCORRINHO
Cicero de Souza Sobrinho (Prof. Juca)
Fabulosa
Clerisvaldo B. Chagas
Resposta Benigna a Machado
Djalma Carvalho
COLEGA, GOZADOR, POLIGLOTA
Fábio Campos
QUEM É ESTA MULHER?
João do Mato
O QUE É UM PROBLEMÃO PODE TORNAR-SE UMA SOLUÇÃO
Joaquim José Oliveira Chagas
RETALHOS DE UM PAÍS
José Ailson Ferreira Leite
ESPECIAL SEMANA SANTA - DOMINGO DE PÁSCOA
José Antônio (Toninho)
Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares
José Avelar Alécio
ENSINO PÚBLICO DE ALAGOAS x ENEM
José de Melo Carvalho
AFONSO ALECIO GOMES, UM BANCÁRIO EXEMPLAR
José Malta Fontes
SERTÃO EM FLOR
José Vaneir Soares Vieira
VIII - A TERRA E O CÉU FUGIRAM DE DEUS - i
Luciene Amaral da Silva
DETALHES
Manoel Augusto
Jogos de azar !!!???
Maria Lúcia Nobre dos Santos
RIO BALDO
Marta Alves Lemos
Desabrochando pra vida!
Paiva Netto
Doe sangue
Pe. José Neto de França
VOCE SE CONSIDERA UMA PESSOA MEDROSA?
Pedro Cardoso Costa
ABRAÇO DE AFOGADOS
Rogivaldo Chagas
A NATUREZA DAS ESCOLHAS
Sibele Arroxellas
TAMBORIM

Últimas Atualizações
Doe sangue
DO LIXO AO LUXO
Lincoln, o prego e o reino
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados